segunda-feira, 2 de maio de 2011

1917 - Nasce a palavra JAZZ

O Jazz já era tocado há alguns anos, poucos é verdade, mas já existia e tomava as ruas de New Orleans com suas bandas e festivais, onde brancos e negros competiam pela satisfação popular. Este Jazz ao qual me refiro eram as canções negras de lamento, trabalho e o que se chama nos EUA de "spirituals", que era um estilo de música cantado pelos negros. Nestas, eles cantavam, batiam palmas e moviam os corpos delineando o ritmo musical. Uma das mais famosas foi a canção "Go Down, Moses", que posto abaixo interpretada pelo maravilhoso "Harlem Gospel Singers":


Nas "batalhas" entre as bandas negras e brancas de New Orleans, os destaques eram por motivos distintos, sendo as brancas mais técnicas e as negras mais ritimadas e alegres. 

Quando as bandas chegaram à Chicago, os músicos locais tentaram impedir a entrada dos novos que vinham de New Orleans trazendo esse ritmo contagiante, que era chamado por um palavrão negro (JASS) que tinha conotação sexual ofensiva. Em 1915, no Lem's Café, Tom Brown que era trombonista de New Orleans, apresenta sua banda "Brown Dixieland Jass Band", e logo na sequencia, em 1917, surge a 
"Original Dixieland Jazz Band", que usa pela primeira vez o termo JAZZ, e que gravaria o primeiro álbum de jazz que se tem registro, que continha dois lados com uma faixa em cada: Livery Stable Blues e Dixie Jass Band One Step, em 26 de Fevereiro para o "Victor Talking Machine Company", o Victor Label.

 1º Album de Jazz pela VICTOR em 78 rotações

Original Dixieland Jazz Band em formação original 
Da esquerda pra direita: na bateria Tony Sbarbaro; no Trombone Edwin "Daddy" Edwards; no Trompete Dominick James "Nick" LaRocca; na Clarineta Larry Shields e no piano Henry Ragas


Deixo para vcs um audio capturado de uma vitrola "Victor VV 330 Victrola", um verdadeiro clássico!



Boa audição!
CAIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário