sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nos tempos do Ragtime!


O ragtime apareceu no estado do Missouri no início do século XX como o primeiro ritmo de jazz e tendo como seu maior ícones o pianista e compositor Scott Joplin, (Rei do Ragtime) - importantíssimo compositor americano que teminara a vida em Nova Iorque - além do incomparável Jelly Roll Morton, "creolo" e músico de bodréis de New Orleans do final do século XIX... Jelly afirmava ter criado o Jazz em 1902. 

Scott Joplin


 Jelly Roll Morton


Este ritmo trazia técnicas de música erudita, como a nítida presença de grandes compositores tais como Chopin na obra de Joplin, somadas a pitadas de marcha e polka, mas com uma alma negra já muito marcante. Daí vem o termo ragtime (ragged time = tempo destruído). Eram canções do povo para o povo, desde trabalhadores em geral passando por operários que construíam estradas de ferro e de quem freqüentava os bares à noite, para ouvi-la num piano ao vivo ou numa pianola. Ainda não havia neste momento a tradição jazzista de improvisar, mas o ritmo já atraía a todos. 

Vale DEMAIS a pena uma audição marcada pelos instrumentos clássicos do jazz, como trompete, tuba, trombone, banjo e percussão quando estão acompanhados por suas jazz bands. Abaixo som solo de ambos, demonstrando a riqueza sonora de suas composições.

 Scott Joplin toca "The Enternainer" em um "Piano Roll"

 Jelly Roll Morton tocando "Finger Breaker"


RECOMENDO!!!


Excelente audição!

CAIO

Um comentário: