terça-feira, 17 de maio de 2011

Qualidade nos Laboratórios: Lages precisa de mais massa crítica!

Vez ou outra em roda de amigos nos questionamos a respeito do que falta efetivamente para Lages desestagnar e começar a mudar sua curva de crescimento em direção ao zero e depois a números positivos. Várias opiniões e posicionamentos surgem, horas convergem outras divergem, mas o que é unânime é que algo tem que mudar.

Na minha profissão de farmacêutico-bioquímico, me divido em várias atividades de certa forma distintas, embora complementares. Sou empresário do ramo laboratorial há 17 anos e trabalho diariamente na minha empresa pelo menos 4 dias por semana. Sou professor, e nessa atividade atuei e atuo em cursos de graduação e pós-graduação em pelo menos 20 estados da União, dando ênfase a 6 na atualidade. Além disso, sou palestrante tendo participado nessa condição de diversos congressos estaduais, regionais, brasileiros e internacionais e, também, empresário do ramo educacional, consultor e coaching em atividades sempre ligadas ao ramo das análises clínicas, o que chamamos popularmente de "medicina laboratorial". Somando essas atividades todas, estou no mercado há 23 anos, e minha especialidade é o diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas, ou como alguns colegas denominam, infectologia laboratorial. 
Nestes 17 anos como empresário do setor, observei e continuo a observar muitas particularidades advindas das empresas que o compõem, mas hj irei comentar a respeito do cliente de um laboratório.
Clientes em geral são exigentes, têm sempre razão, formam opinião, valorizam o bom atendimento, veneram a qualidade da empresa e do produto ou serviços oferecidos. Como exemplo, irei abordar a compra de um carro zero quilômetro. 
Primeiro, pensamos na hipótese de um carro melhor que o que temos hj. Depois, vamos escolher entre as dezenas de modelos, alguns que se adequem às nossas condições financeiras, escolher cor, modelo, etc. Começará então a fase mais prazeirosa: ir às lojas, testar e negociar, para então culminar na compra do carro tão sonhado. 
Mas, esse processo tem parâmetros de avaliação, tais como valor do seguro, tempo de garantia, equipamentos opcionais, assessórios, rede de concessionárias, conforto oferecido pelo veículo, status social, preço de revenda, dentre outros. E sabem o que está por trás desses parâmetros? Palavras como valor agregado, confiabilidade, atendimento, qualidade, conforto, comodidade, excelência.  

Mas onde quero chegar? Em uma simples pergunta:
Por que as pessoas não escolhem serviços de saúde com o mesmo grau de exigência que escolhem um carro, um apartamento, uma academia, escola para os filhos?

Existem parâmetros de avaliação que podem ser usados pelas pessoas, que em algum momento de sua vida, necessitarão de atendimento médico, laboratorial, odontológico, farmacêutico, dentre outros. E quais são eles?

Basicamente os mesmos do exemplo do carro, que transportarei ao laboratório de análises clínicas que é o meu campo de atuação.
Um laboratório que possui um parque tecnológico moderno, com equipamentos de última geração, oferece alto valor agregado aos seus exames. Ao modernizar suas instalações físicas e investir em seus recursos humanos, oferece então atendimento padronizado e conforto. Se oferecer tb unidades de coleta próximas à sua casa, estará lhe repassando comodidade e mais conforto. 
Mas isso não é e não pode ser tudo!
Um laboratório ACREDITADO é o único que lhe oferece QUALIDADE e EXCELÊNCIA!

Acreditação é o grau MÁXIMO de excelência em um serviço de saúde e consolida o processo de melhoria contínua das empresas do setor. A acreditação congrega normas internacionais de qualidade total às exigências sanitárias mais rigorosas, portanto o cliente poderá ter a certeza de estar em um laboratório COMPROVADAMENTE qualificado a realizar seus exames.

Em Lages, a falta dessa massa crítica desfavorece as empresas que investem na qualidade total e obtém o SELO NACIONAL de ACREDITAÇÃO, porque a população não exige posicionamento de tais empresas e realiza seus exames em qualquer laboratório por achar que estão no mesmo nível, o que não é absolutamente verdade, pelo contrário.

Portanto, cidadão lageano, busque realizar seus exames em laboratórios que possuam SELO NACIONAL de ACREDITAÇÃO, e saiba diferenciar isto de Controle de Qualidade, pois este é apenas uma fração dentro do imenso complexo chamado QUALIDADE TOTAL, e a boa notícia é que tanto para o SUS quanto para Unimed e outros convênios, existe essa opção.

O Laboratório Saldanha está ACREDITADO pelo Sistema Nacional de Acreditação desde 2010, tendo sido o PRIMEIRO de Lages e de toda a Região Serrana! Por isso, venha realizar seus exames em um laboratório que valoriza a sua VIDA, e lhe enxerga de maneira diferenciada e com respeito.


Forte abraço, nos vemos no Saldanha!



Caio Salvino

Nenhum comentário:

Postar um comentário