sábado, 28 de maio de 2011

Mônaco e a Fórmula 1: Nada mais clássico, nada mais lindo

 Giuseppe Farina e sua Ferrari nas ruas de Mônaco em 1955

Fórmula 1 e Mônaco estão umas pras outras como o tênis e a grama de Wimbledon! Nada mais clássico, nada mais complicado, nada mais lindo!

Por lá, assim como na citada grama, somente os maiorais desfilam e GANHAM... os medianos apenas participam e preenchem as vagas que restam. Alguns melhores, valorizam os feitos dos brilhantes.

Por suas ruas já desfilaram ases como Jack Stewart, Steerling Moss, Juan Manoel Fangio, Niki Lauda, Bruce McLaren, Jochen Rindt, Patrick Depailler, Gilles Vileneuve, Alain Prost, Michael Schummacher e outros.
Alguns brilhantes não venceram em Mônaco, como Emerson, Piquet, etc... não venceram pq não é fácil... nada fácil! Lá não basta ser brilhante... ter que ter algo mais... tem que ser genial durante as 78 voltas nos 3340 metros de muros e curvas que beiram a loucura! Tem que ter sorte e coragem! E lá, bilhou um gênio em especial...

Mônaco para brasileiro é sinônimo de saudades...
O mais clássico dos clássicos GPs de F1 disputado nas ruas do principado de Monte Carlo, ocorre desde 1929, estreiou na F1 em 1950 e foi oficializado em 1955, mas foi nos anos 80 e 90 que lá desfilou o Rei de Mônaco: Ayrton Senna da Silva.

Podem falar o que for, mas esse recorde dificilmente tirarão do nosso Ayrton. Foram SEIS vitórias entre 1987 e 1993!!! Um verdadeiro ABSURDO, dado ao fato de que as ruas de Mônaco são para poucos, muito poucos! 

Em sua estréia naquele circuito, em 1984, deu um SHOW na chuva pilotando um Toleman... Alain Prost, que seria seu maior rival nas pistas, pediu pra parar a prova pela metade... Ayrton já vinha tirando tempo e seria questão de 3 ou 4 voltas pra ele ultrapassar o francês invocado... e pararam a prova... e a prova valeu metade dos pontos... e Prost perdeu o campeonato para Lauda por MEIO ponto!!! Azar o dele e sorte nossa, porque ali nascia mais um campeão!!! 
Dali atá a primeira vitória em Mônaco seriam necessários apenas mais 3 anos.
E era brasileiro, assim como Emerson e Piquet, com quem fez uma dobradinha histórica em 1987, ano do tri do Nelsão. 


Ali tb cometeu um dos seus mais absurdos erros! Após liderar a prova com mais de UM MINUTO de vantagem sobre Prost, na volta 67 (restando 11), Senna bate na Sortier! Sozinho... sem nenhum problema no carro! Nem tudo é perfeito na vida de um campeão!

O mundo nunca mais  verá um Senna, mas continua tendo o privilégio de assistir as provas neste maravilhoso circuito que sempre, absolutamente SEMPRE, terá para nós um sabor especial e um toque sutil de nostalgia!

Não percam mais um emocionante GP de Mônaco!
Não percam mais um show dos ases voadores em suas baratas fantásticas... talvez sem a genialidade de outrora, mas com o charme de sempre!

Viva Mônaco!
Viva aos ases!

CAIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário