quarta-feira, 4 de maio de 2011

A chegada do Jazz em Chicago nos anos 20

 Tivoli Theater - 3520 lugares - Chicago anos 20

Após a era do Ragtime, o nascimento do Jazz como um estilo musical, a inportância de New Orleans na criação desse como o estilo americano de tocar, o surgimento das big bands e posteriormente os primeiros "jazzistas" tocando em New Orleans e assistindo a Original Dixieland Jazz Band difundir o estilo pelo país, o Jazz chega a Chicago.

Alguns estudiosos dizem que em Chicago o jazz saiu da infância e chegou à fase adulta, passando por toda a adolescência. Foi ali que o jazz das grandes orquestras deu lugar às bandas de jazz e aconteceu o surgimento do improviso como uma de suas marcas registradas.

Desta maravilhosa safra musical vieram  muitos dos maiores nomes do jazz, tais como os dois famosíssimos discos do sensacional Louis Armstrong, "Hot Seven and Hot Five - 1927-1929". Além de Armstrong, outros também surgiram como Duke Ellington, Count Basie, Benny Goodman, etc.

 Album "The Best of Louis Armstrong: Hot Five & Hot Seven Recordings"

 Cartaz de show de Armstrong e Orquestra - anos 30 - Chicago

 Cartaz de show de Basie e Orquestra - anos 30 - Chicago
Essa alegria toda terminaria com o início da grande guerra, quando o jazz iria se mudar para Nova Iorque. Mas isso é uma outra história!

Fiquem hj com duas pérolas:

Louis Armstrong - The Hot Five & Hot Seven
"West End Blues"


Duke Ellington - "Take a Train"

É isso!
Tenham uma excelente audição!

CAIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário