terça-feira, 17 de maio de 2011

A saga do Jazz continua: O Bebop dos anos 40 aos 60


Após contarmos como se deu o início do jazz, seu crescimento em New Orleans e seu apogeu em Chicago, hj venho lhes trazer o ritmo do Jazz que modernizou esse estilo musical: o bebop. Esse nome se deu devido ao som que faziam os martelos dos ferroviários americanos no metal ao construírem as ferrovias. Talvez isso seja uma lenda, mas que é lindo, É!
Essa fase do jazz é marcada pela presença de MUITO improviso e ritmos complexos como as síncopes, que siginficam notas tocadas de forma mais lenta e prolongada, que podem ser regulares, com mesma duração, ou irregulares com durações diferentes. A exigência de técnica musical começa a surgir no jazz.
O local de encontro dos fundadores do bebop era o Minton's Playhouse, um bar no Harlem.
O bebop tem entre seus músicos mais influentes Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Thelonious Monk, Miles Davis, John Coltrane, Kenny Clarkem Max ROach, Charles Christian, Milt Jackson, Bud Powel, J.J. Johnson, e outros.
O Minton's, fundado pelo saxofonista Henry Milton em 1938,  foi o bar mais explosivo da New York dos anos 40 até 60, com sua decadência à partir de 1960 e fechando as portas em 1974. Mais tarde, em 2006, o bar foi reaberto e renomeado como Uptown Lounge at Minton’s Playhouse.
O bebop teve seu início nos anos 40, passando pelos anos 50 e tendo seu ápice nos anos 60. Os instrumentos clássicos são o piano, a bateria, sax, trompete, clarinete, contrabaixo, guitarras e trombone.

Algumas canções são consideradas clássicos do bebop, tais como "Donna Lee", de Miles Davis e imortalizada pelo genial Charlie Parker, "Groovin Hight", com Parker e Dizzy, "Anthropology" tb de Parker.

Wynton Marsalis - "Donna Lee"

Charlie Parker e Dizzy Gillespie - "Groovin Hight"

Charlie Parker - "Anthropology"

Espero que gostem dessas dicas e tenham uma deliciosa audição!
Forte abraço e até a próxima, espero que diretamente do "Birthplace of Jazz", New Orleans!
CAIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário