quarta-feira, 2 de março de 2011

Comentário da Audição de 3ª Feira

É galera... demorei mas vou postar hj aqui, os comentários da audição de ontem, quando eu, Marquinhos e Wendel - sentimos a falta dos brothers Vandoir, Ricardo Cordova e Hatila - curtimos alguns discos e algumas garrafas de espumante.
Vamos lá, um por um...
1. Miles Davis: Escutamos 3 canções do álbum Miles Davis At Carnegie Hall. Esse álbum é um dos melhores desse ícone do Jazz americano e mundial. A faixa número 3, Spring is Here, que eu já havia escutado na versão de John Coltrane, tem uma harmonia maravilhosa, com sopros de trompetes e bateria ritmada bem no estilo "cool jazz" de Davis, com piano suave e de fundo. Essa faixa nos coloca de frente para o palco e faz sentir sensivelmente a posição dos músicos. A faixa 5, The Meaning Of The Blues/Lament, tem um outro estilo, mais lamento e sofrimento, com trompete melancólico de Davis. Equilíbrio perfeito. A última que escutamos desse álbum foi "Someday My Prince Will Come". Nesta canção, o piano começa forte e presente, e na sequencia a entrada do trompete marcante de Miles, que toma conta da canção e chama para si a responsabilidade toda! A vassourinha da bateria chega sutil e com velocidade correta, e o piano não tenta concorrer com o trompete. Não há a tradicional batalha instrumental de algumas versões dessa canção, tal como nas mãos do tb genial Sadao Watanabe e Chick Corea, onde piano e sax lutam pela atenção do público de uma forma majestosa... é por essas e outras que amo o Jazz. Lembrar que essa é a canção tema do longa "A Branca de Neve e os Sete Anões" de Disney.


2. Lester Young: "Oh, Lady Be Good", primeira faixa do MARAVILHOSO album "Live at Birdland" pra mim já fala por si. Um jazz clássico com piano e bateria marcantes, e a entrada TRIUNFAL do sax tenor de Lester, um verdadeiro arraso. A clarineta dá o ar "New Orleans" que é o charme da canção e do album como um todo. A segunda canção que escutamos foi "Lullaby of Birdland", que eu já conhecia na voz da inigualável Ella Fitzgerald. Mas o sax de Young é realmente uma pérola do jazz! Esse álbum é indispensável em qualquer discoteca de Jazz.


Amanhã comentarei sobre os álbuns de Arthro Saldoval e Paquito D'Rivera! SENSACIONAIS!!!
Agora vou descansar! Bons sonhos a todos e uma excelente audição aos que se empolgaram com essa opinião e dica. Valeu!

Caio Salvino

Nenhum comentário:

Postar um comentário