quarta-feira, 16 de março de 2011

ARRANCADÃO SERRANO DE CAMINHÕES EM LAGES

 Foto: Correio Lageano
É mais do que confirmado que provas de arrancada, dentro dos mais rigorosos padrões de segurança, acabam por diminuir (e muito) o número de acidentes causados por "pilotos de rua", que usam as avenidas das cidades e as estradas dos arredores como autódromos, colocando não somente suas vidas em risco, como também a de quem está circulando por essas vias públicas. Na prática, os "pegas" ou "rachas", como são popularmente conhecidos, são considerados crimes pela legislação vigente, mas ainda é uma prática das mais comuns. Não me refiro aqueles bobocas que ficam dando cavalo-de-pau em frente a clubes e boates ou aos que saem fritando pneus quando abre o sinal nas avenidas, mas sim à prática de usar as ruas como pista de corrida, com carros envenenados que muitas vezes chegam a ultrapassar os 400 a 500 HPs com seus turbos e injeções de nitro (nome popular para o óxido nitroso, gás que praticamente dobra a potência do motor por alguns segundos), os fazendo "voar" acima dos 200 km/h, velocidade pra lá de incompatível com segurança pública.

Este tipo de cena tem que ser evitado em nossas ruas!

Mas por que estou comentando sobre isso? É simples! Dias atrás, li no blog do Ricardo Córdova (ricardocordova.com.br) que haverá em Lages mais um arrancadão de caminhões, evento que é considerado um sucesso e que, ao que tudo indica, já faz parte do calendário lageano. Mas o que me chama a atenção, é que NUNCA vi dois caminhões "tirando um racha" nas ruas de Lages, muito menos dois "cavalinhos" "fazendo um péga" na BR-282. Ao contrário dessa constatação, não só já vi inúmeras vezes essas corridas clandestinas por nossas avenidas mas também na estrada citada, principalmente no trecho logo após o novo posto da Polícia Rodoviária Federal, na reta que vem na sequencia. Certa vez, fui obrigado a parar o carro no acostamento porque um Marea turbo e um gol alinhavam pra arrancar no sentido Lages-Floripa. Absurdo? Sim... absurdo... pior ainda porque tal racha era realizado a menos de 500 metros da PRF. E onde estavam os policiais? Bem, o posto estava de luz apagada e os carros na garagem. Se estavam dormindo, não posso afirmar, mas que não estavam onde deveriam estar, isso é fato. 
Amigos, se o arrancadão de caminhões é um sucesso, imaginem o que seria ter uma pista de arrancada, nos moldes oficiais - dimensão mínima de 205 metros  (1/8 de milha) e máxima de 410m (1/4 de milha). Pelo que conheço desse setor onde já fui inclusive piloto e proprietário de carro de arrancada, é que uma pista IDEAL seria com as seguintes dimensões e materiais: 
- Reta com 1000 metros de comprimento total
- 410 metros (ou 201 metros) de CONCRETO
- 540 metros de ASFALTO
-   50 metros de brita em aclive de 20%
- Muretas de concreto (estilo das da serra do rio do rastro)
- Cercas de alambrado

 Pista de Ourinhos/SP
A minha pergunta é: Será que isso é investimento demais para Lages? E minha resposta é: Claro que não! Afinal, o sucesso seria IMEDIATO, a cidade seria a ÚNICA de Santa Catarina a contar com uma pista oficial de arrancada para carros, caminhões e motos, poderia estar aberta em noites especiais, tais como 4ª feira e sábado, para "rachas" onde os aficcionados poderiam gastar toda sua adrenalina e ir para suas casas tranquilamente, sem causar problemas a quem nada tem a ver com isso.
Ganharia quem ama esse esporte como eu, ganharia quem curte assistir a bons pegas, ganharia quem investisse nessa estrutura, ganharia quem prepara motores e carros, ganharia Lages, ganharia Santa Catarina.
De nada adianta ficar esperando ZFs da vida se instalarem em Lages para trazerem esse tipo de iniciativa, mas sim que Lages tenha iniciativa para que as empresas queiram vir para cá, e uma pista dessas com certeza seria uma belíssima iniciativa!

Imaginem um visual desses com o céu de Lages como pano de fundo!

Correr na terra? Lages merece mais do que isso! 
Sei que existe toda boa vontade do mundo, amigos, mas quem gosta de terra e buraco é tatú.
Carro de arrancada gosta de "comer asfalto", quem gosta de "comer poeira" é perdedor!
Além do mais, lugar de acelerar é na pista!
Imaginem uma cena dessas em Lages!  JET-CAR (turbina de caça supersônico)
Tudo é possível com uma pista homologada!

Vamos sonhando e quem sabe, concretizando!

Parabéns aos organizadores do 8º Arrancadão Serrano de Caminhões na pessoa do Kiko, presidente do "Automóvel Clube da Serra Catarinense", a ser realizado em Lages nos dias 2 e 3 de Abril. Precisamos desse tipo de iniciativa!

  Fonte: www.ricardocordova.com.br




Na próxima vamos abrir pra carros tb, né pessoal? Vamos prestigiar quem gosta de acelerar... do carrão "big block" até o carro de fim de semana dos playboys, tipo esses da s fotos...#adrenalina!


 Olha o big block!!!

 Olha o Opalão invocado! 

E o Corsinha de fim de semana!

Qualquer um pode acelerar!
Mas só na pista!!!

#NãoAosRachasDeRua

Caio

Nenhum comentário:

Postar um comentário