segunda-feira, 21 de março de 2011

BULLYING: Educação é berço!

De nada adianta as pessoas me falarem que educação não tem nada a ver com berço, ou origem, ou até mesmo com família. Dizem alguns que educação é algo pessoal, que vai evoluindo com o passar dos anos e etc. Eu discordo. Penso que exista sim influências das mais diversas na formação das pessoas, e quanto mais o tempo passa para mim, mais percebo que educação e respeito estão em baixa.
Quando eu era criança, no Brasil dos anos 70, a expectativa de vida no país era de 59 anos, e uma pessoa de 45 era "velha". Aprendíamos em casa que era necessário um respeito especial com o que chamavam de "mais velhos", o que pra mim significava qualquer um que fosse maior ou mais velho do que eu. E assim fui crescendo e respeitando desde o gari de rua até meus professores no colégio, que mesmo tendo seus vinte e poucos anos, eram bem mais velhos do que eu, e os amigos dos meus pais, nossos vizinhos, enfim, todos eram tratados com respeito, a começar pela forma de tratamento: os chamávamos de "senhor" ou "senhora". Os pais dos meus amigos eram "tios", e assim por diante. A educação era rígida nos anos 70 e até meados dos anos 80. Nossos pais impunham disciplina e nós nos submetíamos a ela sem pestanejar, e hj posso afirmar que essa disciplina me fez ser quem sou hj. Sou o somatório do que recebi de meus pais, parentes, amigos e professores , comigo mesmo... com a minha essência, com o que nasceu comigo. Tento não ser tão rígido com as minhas filhas, principalmente na forma de punição. Comigo era tapas e cintadas, com minhas filhas muito diálogo, porém com a mesma disciplina. Criança tem que ter hora pra tudo, e tem que respeitar as pessoas. Isso pra mim é ponto. O que mudou? Mudou que as crianças hj em dia também precisam ser respeitadas, e então se cria um ciclo de respeito muito interessante e que me agrada muito. Uma espécie de "quer respeito, então respeite" que cabe a adultos e crianças.
O que me motivou a escrever esse texto é que quanto mais a expectativa e qualidade de vida aumentam, mais os quarentões como eu aparentam juventude, e isso causa certa confusão social, pois a garotada começa a confundir educação com liberdade excessiva. Os senhores do século XXI não são mais chamados dessa forma, e os pais dos amigos são chamados pelo nome pelos amigos dos filhos.
Os professores, cada dia mais jovens e divertidos, perderam o controle sobre a molecada que pinta e borda nas aulas, e os demitem quando bem entendem, basta um deles ser mais rígido um pouco e exigir coisas seríssimas, como chegar no horário e não mascar chiclete na aula, isso sem contar o uso de celular e internet em sala de aula, que atrapalha um bocado o andamento e o aprendizado. Os idosos em muitos momentos são tratados como qualquer um, com gente usando vagas de estacionamento destinadas a eles. Todos são chacotados por essa geração complicada que está aí, ao nosso lado no dia a dia. Nas escolas a novidade é coisa antiga com nome chique: bullying. Agredir a tudo e a todos é moral e dá ibope, como o filho do cara da RBS que estuprou a menina de 14 anos e apareceu no blog dele contando vantagem! Eles podem tudo nas escolas, pois as escolas dependem deles, e os pais, bananas que são, camuflam os marginais mirins que tem dentro de casa, transformando as escolas em jardins zoológicos, onde os "leões e tigres" atacam qualquer um que não tenha a juba ou a cor do pelo igual ao que eles ditam como perfeitas. São vitimas os amigos muito baixos, muito altos, gordos ou magros demais, inteligentes demais, inteligentes de menos, os que usam óculos... são rotulados pelos "amigos" como burros, nerds, CDFs, baleias, lombrigas, toupeiras, etc. E isso tudo com aval dos educadores moderninhos e famílias falidas. É por essas e outras que digo que isso tudo vem de berço, vem de família. Pai mal educado tem grandes chances de ter um filho igual a ele, que maltrata os idosos, que ofende seus amigos de escola e que desrespeita seus professores. Assim como as famílias precisam refletir urgentemente em como educar as nossas crianças, as escolas precisam urgentemente rever seus conceitos perante a indisciplina e o desrespeito. Não podemos mais aceitar esse tipo de atitude, nem das crianças mal educadas, nem dos pais e escola omissos e nem da socidade alienada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário