quinta-feira, 16 de junho de 2011

Stan Laurel, o Magro de "O Gordo e o Magro"


No dia 16 de Junho de 1890 em Santa Mônica, na Califórnia (EUA), nascia aquele que seria um dos mitos do cinema e da comédia mundial: Arthur Stanley Jefferson, ou simplesmente Stan Laurel. Stan, que era filho de um empresário do ramo artístico, logo entrou para o mundo do teatro, mas não sem antes estudar, e muito. Foi aluno exemplar nas famosas escolas dramáticas americanas King James Gramar School, a Bishop Auckland of The King's School e por um curto período na Rutherglen Academy. Até então atuava em diversos gêneros teatrais como drama, comédia e tragédia. Navegou por diversos grupos de teatro, até conseguir um espaço em um grupo muito forte na época, em 1910, chamado Karno's Troupe, de propriedade de Fred Karno. Esse grupo era onde trabalhava Charlie Chaplin. No cinema seu primeiro papel foi "Nutsy in May" (1917), já de contrato assinado com a grande Universal Pictures, e já casado com sua grande companheira, Mae Dahlberg. 



Porém, algo aconteceria nesse período. Atuaria em um filme chamado "Lucky Dog", e no mesmo filme como colega, estava Oliver Hardy. 

Não seria ali que tudo começaria, e sim em 1926 quando Laurel foi trabalhar com Hal Roach no filme "Sleeping Wives" ao lado de Hardy pela primeira vez de orma pensada. Foi um dos diretores da empresa que, ao observar picos de audiência quando a dupla estava no ar, começou a colocá-los cada vez mais juntos e assim se formou a dupla mais espetacular de humoristas de cinema em todos os tempos. Estreiaram de forma oficial em 1927 com o filme "Putting Pants on Phillip". Foi uma linda carreira juntos com 106 filmes, sendo 32 curtas em cinema-mudo, 40 curtas em cinema falado, 23 longa-metragens e 11 filmes como convidados.



Laurel faleceu em sua casa na Califórnia aos 73 anos, porém não trabalhava há 8 anos, desde que seu grande amigo e companheiro Hardy havia o deixado, vitma de um derrame que o deixara muito doente em 1955. 
Laurel e Hardy alegraram os corações de todas as pessoas nesse planeta. O Gordo e o Magro fizeram parte de nossa infância, da dos nossos pais e levavam nossos avós aos matinês para umas boas risadas.
O mundo ficou órfão dessa dupla, mas sua obra ficou para sempre, para a eternidade! Artistas assim não morrem nunca... eles apenas dão um tempo!
Só posso agradecer, pelas manhãs da infância em que dividiam as atenções com os 3 Patetas e o Vila Sésamo.
Obrigado, figuraços!!!!!!!! Demais!!!
  
 "Hollywood Party" (1934) 
BRAVOOOOOOOO!!!

Caio Salvino

Fontes: 
McCabe, John.. The Comedy World of Stan Laurel. Beverly Hills, Calif.: Moonstone Press, 1990.
MATTOS, A. C. Gomes de (1985), O Gordo e o Magro: A Maior Dupla Cômica do Cinema, Rio de Janeiro: EBAL. ISBN Cinemin n. 17, pp. 21 – 32
LEPIANE, João (1990), Os 100 anos de Stan Laurel, Rio de Janeiro: EBAL. ISBN Cinemin n. 63, pp. 9 – 10
Wikipedia, Stan Laurel

Um comentário:

  1. Sou um eterno fan da dupla, em minha infância lembro que passava na TV aos domingos a tarde e a família inteira ficava na sala pra ver a comedia.

    ResponderExcluir