quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

São Paulo da garoa!!!

Me perguntaram, quando em uma viagem aos EUA, se São Paulo é mesmo tão importante e tão grande como aparece na mídia. Demorei a responder, porque caracterizar a importância de algo é complicado. Quanto ao tamanho foi fácil... bastou dizer que era a 6ª maior popuplação do planeta com algo em torno de 12 milhões de habitantes somente na cidade de São Paulo, e que se somássemos às cidades da "grande São Paulo" passaria dos 20 milhões. Ficaram abismados com tal informação. Quanto à sua real importância ao país, respondi que São Paulo está para o Brasil assim como NYC está para os EUA. Temos nossa Wall Street (Av. Paulista), nosso Central Park (Ibirapuera), nossa Fifth Avenue (Oscar Freire), nosso Empire State (ed. Itália), nossa Chinatown (Liberdade), nosso Subway (metrô) e até mesmo nosso próprio WTC. É claro, expliquei, que tudo em proporções menores, mas com o mesmo charme. Sem contar o fato de São Paulo ser a capital mundial da gastronomia. 

Alguns anos mais tarde, esses amigos vieram ao Brasil para um de nossos congressos, e fomos juntos a São Paulo. Ficaram maravilhados e confessaram que acharam, na época, que eu havia exagerado na descrição de Sampa. Mas não! São Paulo é assim mesmo! Encantadora!!!
São Paulo é complicada... no trânsito, nas enchentes, na superpopulação e violência urbana... afinal, é uma megalópole. Mas, como disseram os músicos da banda 365, "Sem São Paulo, o meu dono é a solidão".



Mas, ao mesmo tempo, São Paulo tem um charme ímpar, com seu povo cosmopolita, gente bem vestida pra lá e pra cá pegando metrô com gente simples no vai-e-vem da paulicéia. Nao gosta quem não quer... e sinceramente, São Paulo nem se preocupa com isso, apenas ama quem a ama, proporcionando momentos especiais que só lá acontecem, como espetáculos de teatro, cinemas, musicais, shows, comédias, festas, boates, restaurantes, museus, enfim, São Paulo não respira somente um ar carregado de monóxido de carbono; São Paulo respira CULTURA!
Sou muito orgulhoso de ter nascido nessa espetacular cidade, a minha São Paulo, que tanto amo e admiro a ponto de que, se um dia ao acaso ela perder todo seu encanto e sedução, ainda assim lembrarei dos versos de Tom Zé:
"Porém com todo defeito, te carrego no meu peito, São Paulo Meu amor"



Parabéns, SAMPA!!!!!

Do teu filho
CAIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário