quarta-feira, 3 de agosto de 2011

David Fiodorovich Oistrakh e o som eterno de seu violino

Sou capaz de passar dias sem ver TV, sem celular e até sem internet... mas sem música não. E sem música de excelência então, nem pensar!
Não é de hoje que gosto de escutar música clássica, mas também não é de um "ontem muito distante". Costumo dizer que música é dependente direta do tempo e da maturidade. Alguns privilegiados, nascem gostando do erudito, do clássico, e desde muito jovens escutam Mozart, Bach e Beethoven como muitos escutam o bom e velho rock'n roll. Mas a maioria absoluta pertence ao segundo grupo, ou seja, aqueles que precisam viver, amadurecer a alma e os ouvidos, para então poderem em paz, desfrutar da divina música dos grandes compositores.
Mas, sem os grandes músicos, compositores seriam apenas nomes nos livros de história, e David Oistrakh é um dos maiores exemplos disso.


Nascido em Odessa - Ucrãnia em 30 de Setembro de 1908, Oistrakh foi um dos maiores violinistas de todos os tempos. Nasceu em um lar recheado de música, tendo sua mãe - cantora de ópera - como exemplo, que aos 3 anos de vida lhe deu seu primeiro violino, e aos 5 passou a encarar o violino como algo sério quando foi ter aulas com aquele que seria seu único professor: o mestre Piotr Solomonovich Storliarsky.
Antes de partir em 24 de Outubro de 1974, em Amsterdã, nos brindou com uma vasta discografia por onde vagueia pelas obras dos maiores compositores de todos os tempos, tais como Mozart, Bach, Beethoven, Brahms, Chopin, Berlioz, Handel, Mendelssohn, Vivaldi e outros, mas principalmente seu filho Igor, que herdou dele os dons da sensibilidade, da música e do violino. 
Mozart - Violin Concerto No.3. David Oistrakh (Violin,conductor) 8 december 1968 Stockholm


David and Igor Oistrakh - Sinfonia Concertante, Mozart, Oistrakh  Mov III

 Excelente audição!

CAIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário