segunda-feira, 11 de julho de 2011

E começa a Semana do Rock

Desde o dia 13 de Julho de 1985 quando Phill Collins propôs ao mundo o dia internacional do Rock, o Brasil aderiu!
É... a semana do Rock começou de um jeito um tanto diferente do que o próprio rock gostaria, ou seja, tocando de tudo menos o bom e velho Rock and Roll! E isso é problema sim! Vivemos em plena ditadura musical no país, onde somos forçados a gostar de músicas de péssimo gosto, seja poético ou musical! Aqui temos apenas duas alternativas: Ou escutamos lixo cultural ou desligamos nossos rádios!
Entramos em um ciclo vicioso onde ninguém mais sabe dizer se o povo ama sertanejo universitário porque as rádios tocam muito, ou se as rádios tocam muito pq o povo ama! E isso tb serve para o sertanejo, o funk e o pagode!
Nunca neguei gostar de sertanejo, mas gosto daquilo que é verdadeiramente sertanejo, caipira... a moda de viola ao redor do fogo com letras e melodias que nos levam direto ao sertão, ao interior! Tonico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho, Alvarenga e Ranchinho, Irmãs Galvão, Renato Teixeira, Almir Sater, Xitãozinho e Xororó!
Nunca neguei tb gostar de samba! Mas samba que é samba de gente bamba! Não esses pagodinhos água com açúcar de hj em dia, mas o samba de Cartola, Carlos Cachaça, Noel Rosa, Geraldo Pereira cantados nas vozes inigualáveis de Francisco Alves, Mario Reis, Orlando Silva, Silvio Caldas, Beth Carvalho, etc! Samba de morro, de povo, de Rio de Janeiro! Ahh, ia esquecendo do mais paulista dos sambistas Adoniran Barbosa! Genial!
Nunca deixei de demonstrar, além do samba e caipira, que adoro um bom Rock'n Roll! Mas não esse rock frouxo de algumas bandas, mas sim o rock de Beatles, Stones, The Who! O folk de Dilan, Simon & Garfunkel, James Taylor, The Mamas & the Papas! O progressivo de Yes, Deep Purple, Pink Floyd, The Animals, The Doors, Led Zepelin! O rock psicodélico dos Beatles e outros em meio à guerra do Vietnam!!! O rock mais moderno do Asia, Bon jovi, Guns'n Roses! O espetáculo de cores e sons do Van Halen!!! A magia do Genesis de Phil Collins! O rock nacional dos anos 80! E muito, mas muito mais que poderia comentar!

E o que se toca hj em dia? O que somos obrigados a escutar?
Sertanejo universitário! Funk! Pagodinho! Músicas de péssimo gosto e péssimas letras! É como diz minha filha: "Zeca Pagodinho canta SAMBA... Exalta Samba canta pagode... como entender????"

Ao mesmo tempo me questiono sobre um país em que a juventude já cresceu ao som da Jovem Guarda e Mutantes, mais tarde ao som de Barão, Legião Urbana, Capital Inicial, Ira, Titãs e outras, e que hj cresce escutando esse monte de lixo! Que adultos serão esses musicalmente?

Cresci assistindo filmes de Elvis e Frank Sinatra na Sessão da Tarde... musicais com Gene Kelly, Sammy Davis Jr. e Fred Astaire! Isso trouxe bagagem de sensibilidade e gosto musical! O somatório rádio, TV e gosto musical dos pais é que faz a diferença! E o dos meus pais ia de Beatles a Boleros, passando por Bossa Nova, Samba, Jazz e Pop... e a resposta é os dois filhos que tocam instrumentos musicais e escutam música com prazer, alma, pele e amor.

Por isso, apenas nessa semana, as rádios poderiam homenagear o velho Rock, o colocando em pelo menos 40% de sua programação! Seria demais? Penso que não, e espero que Lobão tenha se enganado quando disse que "O rock errou"!

Viva o ROCK'N ROLL!!!!

Caio


Nenhum comentário:

Postar um comentário