segunda-feira, 11 de abril de 2011

Violência x Ignorância

Aos amigos leitores desse humilde Blog, um pedido de desculpas por tanta demora em postar, mas é que tive mesmo uma semana daquelas e o tempo foi curto demais. Mas, vamos lá...


Donald, o pato "nervosinho". Conheço vários como ele!

Quero dividir com vcs, nesse início de 2ª feira, algo que tem me feito parar pra pensar: a violência.
Mas não me refiro a assaltos, sequestros, ao conflito da PM do Rio nas favelas ou ao franco atirador do colégio no Realengo, mas sim ao COTIDIANO.

 Só quem esteve diante de um para saber como é

No cotidiano, ou naquilo que chamamos de "rotina", acontecem diversas situações que poderiam terminar em tragédia caso uma das partes fosse agir de acordo com a expectativa da outra. Vou relatar situações do cotidiano, da rotina, de quem vive em Floripa, cidade que já foi pacata, calma, com pessoas cheias de amigos por todos os lados...
Vamos ao primeiro cenário: Supermercado Angeloni de Caopeiras... minha esposa e minha filha estavam dentro do estabelecimento, eu fui até o estacionamento pegar o carro e parei na porta para as esperar... um rapaz que dirigia um Clio Branco disparou sua buzina e passou ao meu lado me encarando e fazendo aquele típico gesto de "que que foi"? ou "qualé?" com a cabeça, acompanhado de uma cara enrugada de raiva... e tudo isso porque eu encostei meu carro por alguns segundos na porta do supermercado!


Cenário 2: estádio da Ressacada, dia de clássico, torcedores do figueirense arrancam vorazmente as cadeiras plásticas das arquibancadas... em reação, torcedores do Avaí jogam pedras e mais pedras... acertam a cabeça de um menino de 8 anos que leva 5 pontos na testa... o pai leva uma pedrada e desmaia... o filho se desespera... e tudo pq um time de futebol ganhou do outro!

 Assim ocorreu...
 
 Assim deveria ocorrer SEMPRE!

Cenário 3: Rua Lauro Linhares, Trindade... estou dirigindo meu carro e um motoqueiro com sua namorada na garupa está atrás de mim... eu estou procurando uma vaga para estacionar e ir jantar com minha esposa... trafego a aproximadamente 40km/h... o indivíduo me ultrapassa xingando alto, reduz a velocidade e começa a acelerar a moto, fazendo gestos com as mãos... e tudo isso porque eu trafegava a 40km/h por não mais de 1 minuto!

 
Cenário 4: Ressacada novamente, AvaíxFigueira... um policial que estava "curtindo a festa", saca a arma e dá um tiro pra cima... o que esse animal fazia em um jogo de futebol ARMADO????? Reparem... "curtindo a festa"... fora de serviço... ARMADO! E tudo pq ele queria "dispersar" a multidão... ABSURDO!


Eu poderia citar dezenas de outras situações em Lages, Floripa, Rio, São Paulo, e outras cidades as quais frequento. Mas vou me reter a essas três.
Amigos, meu questionamento é em relação ao que leva a essa violência, a esse ódio que pessoas que nem se conhecem, sentirem umas pelas outras? O que está ocorrendo com os seres humanos? Onde estão os pricípios de educação e respeito? Será que a escola e o lar mudaram tanto assim?


Alunos agridem professores nas escolas, filhos agridem pais nos lares, pais que espancam filhos, babás que espancam crianças, maridos agridem esposas, idosos não têm seus direitos preservados, tais como atendimento preferencial em locais públicos e privados... pessoas são agredidas diariamente pelos motivos mais banais... porque são gays, gordos, feios, carecas, negros, brancos, ricos, pobres... todos os dias morre gente devido a brigas no trânsito... argumentam que o stress, mas se fosse por isso, TODOS teriam a mesma reação, e não é o que ocorre... ainda bem! Imaginem o caos que seria um mundo composto em 100% por esse tipo de gente!!!
As autoridades já nos nivelam por baixo... a polícia nos trata como se todos fôssemos marginais; os funcionários de órgãos públicos nos tratam como se estivéssemos abusando ao utilizarmos seus serviços... imitamos tudo o que tem de pior nos outros países... e agora chegamos ao cúmulo de um idiota franco atirador!

Mas e os porquês?
Será que mesmo que listemos possíveis motivos para essas agressões, serão mesmo "motivos"? Vejamos os que coletei entre amigos:
- Brigou com a namorada
- Fanatismo pelo clube de futebol
- Homem é assim mesmo... brigão...
- Andar a 40 km/h na trindade atrapalha o trânsito
- Policial tem que ser macho mesmo
- Pressão do dia a dia
- Stress elevado

Ao meu ver, nada justifica o ódio e a raiva...
Lembremos do que pregou Jesus...  ele não pregou que amássemos a alguns ou a quem nos ama, mas sim um amor incondicional pelos semelhantes, assim como Deus nos ama!

"...Ame o seu próximo como a si mesmo..." (Mateus 22:37-40)

Essa é a nossa única e verdadeira missão: AMOR!
Amemos mais! Sem medo... sem pudor!


Caio


2 comentários:

  1. Adorei o texto, Caio!! Embora nos deparemos com situações lamentáveis como essas todos os dias, não devemos nos acomodar, nos acostumar com este século. Vamos ter mais paciência, suportar uns aos outros e principalmente amar mais!!

    ResponderExcluir
  2. nossa incrivel kkk ja sei o que vou fazer para o meu trabalho da escola

    ResponderExcluir