Assim era o swing!
Aos poucos irei contando a história do Jazz por aqui, começando hj pelo Swing.
Falamos de meados dos anos 30 quando o jazz, recém nascido, mostrava sua cara como um novo estilo. A esse estilo se deu o nome de swing, que por sua vez deu nome a uma era conhecida como a Era do Swing. Eram os tempos das maravilhosas orquestras de Duke Ellington, Count Basie, Benny Goodman, Artie Shaw, dentre outras, que de início usavam a tuba e o banjo, que mais tarde seriam substituídos pelo violão e contrabaixo. Eram os tempos das BIG BANDS!
As pessoas naquele tempo, dançavam ao som dessas orquestras de excepcional nível e qualidade musical, que tocavam um som contagiante e romântico.
O mais importante desse estilo é o fato de que, dali, nasceriam muitos talentos que mais tarde seguiriam carreira solo no jazz, tais como Bud Powell, Charlie "Yardbird" Parker, Dizzy Gillespie, dentre outros frequentadores assíduos de um dos berços do american jazz, o MINTON'S PLAYHOUSE, local que tive o privilégio de conhecer em uma de minhas idas à Big Apple em 2003.
Dicas de albuns de Jazz da semana:
- Duke Ellington at Newport (live)
- Count Basie: April in Paris
Boa audição!
CAIO
vc nesse blog naum fala onde as pessoas ouviam para q ouviam e onde
ResponderExcluirPrezado amigo, agradeço sua passagem aqui pelo meu humilde blog. Minha intenção com esses posts sobre jazz é exatamente de mostrar a quem não escuta jazz, sua evolução como estilo musical. Mas anotei sua crítica com cara de sugestão e prometo que em breve postarei aqui especificamente sobre o impacto deste gênero musical na sociedade americana e mundial. Abçs e volte sempre.
ResponderExcluir