segunda-feira, 18 de julho de 2011

Seleção Brasileira: conTusões e conFusões deixam HIATO

A pergunta que mais foi feita hoje pela manhã e ontem após a derrota da Seleção Brasileira foi: Dunga estava errado? E a resposta é simples: não! Ele estava certo dentro daquilo que ele tinha como certo! Ponto! Analisemos o que jogaram Neymar e Ganso pelo escrete canarinho nessa Copa América? A quanto ficaram de seus desempenhos pelo seu clube? Léguas! Muitas léguas!

A expectativa gerada sobre esses dois meninos e a pressão que foi colocada em seus ombros me faz entender Dunga, que não os levou para a Copa do Mundo e, após a derrota brasileira, foi cobrado por isso. E assim teria sido se Mano Menezes não os tivesse levado em virtude de outros veteranos. Futebol é assim, ganhar ou ganhar! Se perde, está fuzilado!

Mas afinal, o que está acontecendo com nossa Seleção?
É tão simples responder essa pergunta quanto aquela outra em relação à decisão de Dunga! Vamos por partes.
A seleção é formada por 22 jogadores de diferentes agremiações, isso é fato. Os técnicos do passado utilizavam bases de times campeões e cheio de craques, tais como o Santos de Pelé, o Botafogo de Garrincha, o Flamengo de Zico, o Palmeiras de Edmundo, dentre outros. Craques que iam para a Europa eram poucos... naqueles tempos foram Zico, Sócrates, Falcão e Júnior... foram e voltaram...e  jogaram por aqui! Mas havia mais sentimento pelos clubes de origem. Não consigo nem imaginar Pelé jogando no Corínthians, Zico no Vasco, Falcão no Grêmio, Sócrates no Palmeiras... eram jogadores que amavam seus clubes.

Outra diferença entre ontem e hoje é que como a ampla maioria jogava em times brasileiros, treinavam aqui, jogavam aqui, se concentravam aqui. Tudo era mais simples, e de quebra, conhecíamos todos os jogadores da seleção e eles se conheciam por jogar no mesmo time ou mesmo um contra o outro! Sim, TODOS! Isso pode parecer absurdo aos menores de 20 anos, mas a seleção era nossa! De todos! Vibrávamos, torcíamos, acreditávamos... porque conhecíamos nossos bravos guerreiros que honrosamente vestiam a camisa canarinho!

Mas e hoje em dia?

Hoje em dia não sei quem é, onde jogou e muito menos onde joga... alguns amigos profundamente conhecedores e interessados em futebol ainda permanecem sabendo tudo sobre cada um, mas esses amigos são raros, e mais e mais a cada dia que passa. Quem é Jadson?????

Assim como são estranhos a nós, são estranhos a eles mesmos! Temos jogadores advindos dos 4 cantos do mundo! Inglaterra, Itália, Espanha, França, Arábia, Rússia, Ucrânia, e sei lá mais de onde! Se reunem em concentração 15 dias antes do início da competição e querem que os caras aprendam a jogar um esporte chamado COLETIVO em tão poucos dias? E mais... nem mesmo o técnico da seleção conhece os caras que convoca! Convoca no nome, na fama, no que a imprensa dos outros países fala sobre eles.

Mas, o motivo principal do péssimo momento em que vive nossa seleção não é nenhum dos acima. O maior problema que temos atualmente é o HIATO.
Analisemos a seleção campeã mundial de 2002.
Havia craques como Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho em plena forma e jogando muito! Dois anos mais tarde, teríamos na seleção Adriano, Luiz Fabiano e Alex fazendo a diferença e nos levando ao título da Copa América. No nosso último título em 2007, a seleção apostava todas as suas fichas em Diego e Robinho. De 2002 para cá, analisemos juntos... Roberto Carlos, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Adriano, Luiz Fabiano, Alex e Diego aos poucos foram sendo desligados por motivos distintos tais como idade, contusões (Ronaldo) e confusões (Adriano), por exemplo. Diego nunca mais foi convocado... só sobrou Robinho da seleção de 2007! Para a Copa de 2010, Robinho estava lá, e a esperança foi colocada nos pés do melhor do mundo Kaká, que nada fez... e mais uma vez a decepção e a cobrança em cima de Dunga por não ter levado os meninos do Santos, que haviam feito um primeiro semestre espetacular no campeonato paulista.
E é aí que se caracteriza o citado HIATO. Esse buraco no tempo deixado por alguns jogadores que deveriam ter ido mais longe na Seleção, tais como Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Kaká, se não ocorrido teria equilibrado a seleção e deixado os meninos como Neymar, Paulo Henrique Ganso e Lucas irem chegando devagar e no tempo certo, para que se adequassem à camisa amarela assim como às camisas de seus times. Mas não... esse hiato deixou com que uma quantidade enorme de tempo fosse jogada fora e vários cabeças de bagre convocados para as posições em aberto.

Além disso, outro problema importante é que os jogadores que vem bem em seus clubes no Brasil não tem as mesmas chances dos que jogam fora, e isso aumenta a demanda de jogadores "verdes" saindo em busca de euros, pessimamente orientados por sanguessugas chamados empresários de futebol.
A ida precoce desses meninos ao velho continente os faz desaprender o futebol tupiniquim, aquele que se aprende nos campos de pelada, de pés descalços e com a bola velha. Isso aos olhos deles, não tem mais valor! Eles crescem com alguém soprando em seus ouvidos que precisam jogar na Europa. Mas por que? Para que? Dinheiro! Claro!

A "teimosia" de Neymar em permanecer no Santos é o maior exemplo de que o Brasil já pode lutar contra esses pseudo-times espanhóis e italianos, que se vangloriam de seus troféus conquistados às custas de suor sulamericano. Seus times são repletos de brasileiros, argentinos e outros, e isso é o maior indicador de que FUTEBOL SE JOGA É AQUI na nossa América do Sul! O resto é apenas MERCADO, é apenas NEGÓCIO!

Bem... finalizando, esse hiato ainda está longe de ser preenchido, pois nossos meninos ainda disputam Sub-20! Mas para as Olimpíadas podemos pedir mais deles... podemos e devemos! Queremos esse tão sonhado título o qual somente os meninos guerreiros podem trazer à nossa sala de troféus ímpar no mundo, a única com 5 copas do mundo!
Nosso futebol ainda tem jeito. Basta trabalharmos esse enorme buraco deixado pelas conTusões e conFusões.

CAIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário