quinta-feira, 14 de julho de 2011

14 de julho: nascia um campeão das pistas

E com esse título muitos estão tentando chutar: Emerson? Piquet? Senna? E todos erraram!!!
Neste dia, mais precisamente no ano de 1907, nascia um dos maiores e mais importantes pilotos de carros deste país: Francisco Sacco Landi, o nosso querido e saudoso CHICO LANDI.


Muitos nem sabem quem foi e a importância que teve esse paulista, mas saibam que sem ele, talvez não tivéssemos nenhum brasileiro correndo no exterior.
Antes de Emerson, na verdade bem antes, Chico já havia participado de corridas no Brasil, na America do Sul e na Europa!
Aqui no Brasil, era praticamente invencível nas corridas do velho circuito da Gávea no Rio de Janeiro, onde estreou em 1934, e tendo vencido corridas importantes tais como GP Cidade do Rio de janeiro, dentre muitas outras.
Na carreira internacional correu ao lado dos principais pilotos que criaram a história do automobilismo mundial, tais como Alberto Ascari, Juan Manoel Fangio, Giuseppe Farina, etc.


Disputou o famosíssimo GP de Bari, que na época pré F1 era o mais importante prêmio do automobilismo mundial! Disputou e GANHOU... e ganhou por DUAS VEZES! Em 1948 e 1952. Correu três temporadas de F1 - 1951, 1953 e 1956 e chegou em 4ºlugar em uma das provas realizadas, ano em que Fangio seria campeão.
Nos anos em que esteve na F1, Landi correria pelas equipes Maseratti e Ferrari, e correu também por sua própria equipe: a Escuderia Bandeirantes.


Aos sete dias do mês de junho do ano de 1989, Chico Landi se despedia de nós, indo correr nas pistas do céu!
Obrigado por tudo, Chico!

CAIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário