quarta-feira, 30 de março de 2011

Paula Fernandes: muito acima da média!!!


Ontem estava assistindo ao programa "Bem Amigos" da SporTV, e como de praxe, alguém se encarregava de cantar aos presentes e aos telespectadores. É um clube, digamos, seleto da MPB onde já estiveram grandes nomes de nossa música, e ontem em especial tive minha sensibilidade musical aflorada por uma voz absurdamente bela, melodiosa, constante, marcante, aveludada, ousada! 

Confesso que há algum tempo não me arrepiava ao escutar cantoras da terra brasilis! Já me arrepiei com muitas, e posso citar aqui desde os tempos de Elis Regina, passando por Simone e Zizi Possi e chegando mais atualmente em Ana Rita, Céu e Maria Gadú. Mas essa menina me deixou em êxtase! O nome dela? PAULA FERNANDES! 

 
Estavam com ela um violeiro e um sanfoneiro, além é claro do seu próprio violão Folk. O estilo que vagueia pelas ondas do POP, Pop-Country e MPB me fizeram parar de falar e escutar qualquer outra coisa que estava ao meu redor... e quando fui ver que era essa "cantora nova", fiquei envergonhado pela ignorância musical que senti... ela canta desde os 8 anos de idade, gravou seu primeiro álbum aos 10 e aos 12 já era cantora profissional em grupos de rodeios pelo país. Do alto de seus 25 anos de idade e com uma beleza tb acima da média, Paula encanta enquanto canta! Dizem até que andou deixando o Rei Roberto abalado, mas isso é boato...

 
Fui atrás de fontes musicais e descobri um maravilhoso álbum em inglês, todo formado por composições de gente de primeiro naipe, desde Paul Simon até uma de minhas cantoras preferidas, a impressionante Sarah MacLachlan (ela canta a canção Angel no video abaixo - só som).

 Paula cantando "Angel" de Sarah MacLahlan - LINDO DEMAIS!!!

 Sarah McLachlan - Uma das mais belas vozes do mundo POP
(minha opinião, claro... e do parceiro Wendel
que baixou TODOS os CDs dela após escutar lá em casa... rsrsrsrs)

Paula é o que se pode, tranquilamente, chamar de "artista da world music", pq ela canta de TUDO!

Vale a pena uma audição com tempo... 

CAIO

segunda-feira, 28 de março de 2011

Fórmula Um dos novos tempos. Tá faltando graça!

Piquet nunca cansou de zoar com o Mansell.
Nem fora das pistas!

Fiquei pensando em como poderia traduzir o que está no título desse post e cheguei à conclusão que a diferença da F1 de hj em dia com a do passado é a ausência de brasileiros na disputa pelo topo, e quando falo em disputa, me refiro a pegas nas pistas, preparo dos carros e malandragem, totalmente ausentes na atual F1. 


Sou um fascinado por carros desde que me conheço por gente. Na infância íamos, eu e meu pai, ao autódromo de Interlagos assistir desde corrida de Mobilette até F1, passando pelas extintas categorias do automobilismo brasileiro tais como as saudosas Divisões 3 (Fuscas, Opalas, Simcas e FNMs) e 4 (protótipos) e fórmulas Ford e  Super V. 

 Péga de TL com Chevette nas curvas do antigo
circuito de Interlagos pela extinta Divisão 3

 Divisão 4: protótipo (misturado com a Div 3)

 No segundo carro, patrocinado pelo jeans Gledson, Nelson Piquet
(ainda como Pike, nome para enganar o pai que era contra ele correr)
correndo pela espetacular Fórmula Super-V em Interlagos

 Largada da Divisão 3 - 
notem o Polara (Dodge 1800) em meio a um Opalão e um Maveca

 Divisão 4 - Protótipos

 Opala da Divisão 4 - Motor 4cc de 2500 cc
Os nomes daquele tempo, além é claro de Emerson Fittipaldi e José Carlos Pacce, eram Alex Dias Ribeiro, Pedro de La Mare, Ingo Hoffmann, Alfredo "Guaraná" Menezes (tio do Nelson Piquet). Além dos carros citados, vi muitos Maverick, Chevette, Dodge 1800 (Polara), etc.

 José Carlos Pacce, o "Môco", vence o GP Brasil de 1975
pilotando uma Brabham Ford

 Môco é exaltado em Interlagos!

Nos anos dourados do automobilismo e dos gênios das pistas, vi todos em ação presencialmente! Pilotos como Clay Regazzoni, Nick Lauda, Gilles Villeneuve, Keke Rosberg, Patrick Depallier, Patrick Tambay, Francoise Cevert, Jackie Stwart, Ronnie Petterson, Didier Pirroni desfilavam com seus carros pelas pistas do mundo como se estivessem nos quintais de suas casas. Para eles não tem carro ruim, pista ruim ou tempo ruim. Para eles, o que importa é acelerar e ganhar. E é disso que era feita a F1.

 Gille Villeneuve ultrapassando René Arnoux - genial!

E os ases brasileiros??? O que dizer do trio que trouxe ao país 8 títulos mundiais em um intervalo de 19 anos, e sem contar os vice-campeonatos, voltas mais rápidas, pole-positions?

Emerson na Lotus: #1
 Emerson na McLaren: #1


Piquet na Ensign: Nascia um campeão!

E o primeiro título veio em 1980 com a Brabham Ford
O segundo título, na mesma equipe com o Brabham BMW Turbo.
Piquet se sagrou o 1º e o último campeão da era turbo (83 e 87)
Senna em seu Tolleman... 2º em Mônaco na chuva com gosto de 1º!
Na Lotus, com a 1ª vitória, mostrou ao mundo que veio pra ganhar!
Na McLaren viveu seus melhores momentos e foi TRI!
De lá para cá muita coisa aconteceu, principalmente a evolução do automobilismo no Brasil e no mundo, as regras de segurança, os pilotos, e por fim, os custos! A elevação dos custos na F1 dariam fim à primeira e única equipe brasileira na categoria, a Fittipaldi. Com essa elevação anual de custos, a F1 passou de esporte a negócio em pouco tempo, e talento passou a ser apenas um dos detalhes que fazem do piloto o campeão do mundo. Caras como Fernando Alonso são agora os donos do campinho, com seus jatinhos particulares e pilotagem burocrática. Ganham posições em estratégias de pit stop sem a menor vergonha disso! E isso sem contar as ordens de ultrapassagens às quais os brasileiros são as maiores vítimas! Primeiro era com Rubens Barrichello e mais recentemente com Felipe Massa, passando pela safadeza da Renault com o Nelsinho Piquet para proteger o atual Dick Vigarista do circo. 

Dick Alonso Vigarista: nem vermelho fica!
Aprendeu bem com certo alemão! Rsss.

Carros a cada ano mais rápidos, mais tecnologia envolvida, asas móveis, pneus espetaculares, motores que alcançam assustadores e antes impossíveis 850 CV e girando a absurdos 18.500 RPM, chegando a ensurdecedores 160 Db quando rasgam as retas dos autódromos! Isso é mais do que um caça supersônico decolando! 

 Volante da McLaren 2010 - o piloto precisa ser expert em botões e funções

Foguete italiano: Motor Ferrari F1 2011
850 Cv a 18.800 RPM: brutal!

Mas anda faltando um ingrediente importante: piloto brasileiro de ponta! Só temos no momento o eterno derrotado Rubens "Rubinho" Barrichello e o "coitadinho" Felipe Massa. Onde foram parar nossos pilotos? 

 Essa é a imagem que tenho do Rubinho: um bom moço que deixa passar e depois chora pro papai que apanhou na pista!

 E esse é o Massa: não ganha mais nada, assina contrato de 2º piloto, deixa passar, mente que fez pela equipe e anda de cabeça baixa! 
Sem brilho de campeão!
 
A resposta é simples... acabaram as categorias inferiores no país! Nos tempos de Piquet e Senna, o bicho pegava pelas pistas tupiniquins, mas hj em dia, se quer correr por aqui, tem que ser de Linea, caminhão ou Stock Car. As categorias de "fórmula" acabaram. Eram as F-Ford, F3, F2 e por fim a Europa com seus campeonatos de F3 e F3000, berços dos meninos que sonhavam em chegar lá.
 Ayrton Senna da Silva no kart!
Era ali que se aprendia tudo!!!

Piquet no Super-V Gledson!
Escola de campeões!
Assisti corrida de rua em Floripa nos anos 80, FFord e F2 sulamericana... depois F-Renaul, F-Chevrolet... e acabaram com isso tudo... acabaram com nossas categorias de base... é como se acabassem com os campos de várzea no futebol... dessa forma, assim como acabariam os Neymar e Lucas, acabaram com os futuros Emerson, Piquet e Senna. 

É por isso que desde 1950, somente 32 pilotos chegaram lá, se tornando campeões mundiais de F1! Isso é pra realmente poucos, principalmente os que vieram antes de 1990. Eram os gênios alucinados que faziam do talento a diferença, nos tempos em que havia somente 2 chassis e 2 motores na categoria! 

Tyrrel P34 1975/6 de 6 rodas: revolucionário!

Deixo presente três vídeos para vcs, dos nossos três campeões mundiais, que nunca deixaram ninguém passar!

Emerson Fittipaldi na Coopersucar

Eleita a mais espetacular ultrapassagem de todos os tempos na F1.
Piquet x Senna em Hungaroring 1986
Eleita a mais espetacular volta de todos os tempos!
Senna em Donington Park  1993
Será que nunca mais iremos ver algo semelhante com um brasileiro? Que pena...

CAIO

domingo, 27 de março de 2011

Seleção Brasileira de Futebol

Quantos realmente merecem vestir esse manto sagrado?

Pra vestir essa camisa tem que MERECER! E não é o que estamos vendo há muito tempo! Alguns jogadores são tão apagados que dficilmente hj em dia algum brasileiro saiba a escalação da seleção como fazíamos antes!

Em todos os jogos do Brasil é a mesma coisa. Esperamos um espetáculo e ele não vem do coletivo, do time, da seleção... ele vem modesto, quietinho, dos pés dos meninos que insistem em jogar um futebol moleque, como se estivessem descalços em um campo de areia ou terra, jogando uma pelada de final de semana contra o bairro ao lado. 

Meninos batendo uma bola no campinho da rua... só no Brasil!

Assistir ao time montado e dirigido pelo Mano, é a mesma coisa que ver a turma do Dunga. Um futebol chato, de toques de lado e para trás, burocrático como costumo dizer entre os amigos. Não existe mais o "jogar pela pátria" ou "representar o país"... existe agora o "quero jogar na europa" ou ainda "quero aumentar meu salário". Assim jogam os ditos "europeus" da seleção. As modificações que Mano fez, foram apenas para enganas aos olhos dos menos observadores, até pq certas figurinhas estavam pra lá de carimbadas. O senhor Ricardo Teixeira mandou renovar, fizeram isso em 2 jogos, e logo em seguida lá estava o Lucio com a amarelinha!!!  Enganação! 
 Não é o Mumm-Rá em pessoa?

 Tomara que seja sempre assim! Chega de Kaká e cia ltda!

Mas quando o talento fala, ele fala alto! E eu sempre peço: deixa os moleques jogarem do jeito deles! Não queira um técnico aparecer mais que o atleta! Não queira um técnico saber mais de futebol que os gênios sub-20 Neymar e Lucas, ou que o valente Elano! Craque é craque... sabe o que fazer dentro de campo! O problema deles é exatamente o técnico e/ou fora de campo. Meninos como Neymar e Lucas tem que ter liberdade! Se eu sou o técnico diria logo "via lá e arrebenta", sem essas babaquices de querer ensinar esquemas táticos pra depois ganhar os louros! 

 Técnico quer ensinar craque a jogar bola!!! Ahhh vááá!

Time vencedor é o que coloca mais bolas na rede do adversário. Hj esse time foi o Brasil de Neymar, Lucas e Elano. Jonas é fazedor de gol assim como Damião, mas estão longe de serem geniais como a dupla sub20. E vejam que incrível e feliz coincidência: Neymar, Lucas, Elano, Jonas e Damião jogam aqui no Brasil!!! 

 Esses meninos... ainda os veremos muitas vezes assim...
Juntos e vitoriosos!

 E que continuem sempre amigos!

E fizeram a diferença!!! E sabem pq? Pq quando chegam pra jogar em clubes europeus, aprendem futebol chato, burocrático, e desaprendem a molecagem... e a molecagem é que faz a diferença! Lembram com foi a volta do Robinho ao Santos? Não estava jogando NADA na Europa... chegou aqui, no meio da molecada, e voltou a ser o Robinho de sempre, genial! Falta ainda o PH Ganso nessa seleção... ele está mal orientado, mas é gênio! No meu time jogariam esses todos... assim como em 70 o Zagallo colocou Pelé, Tostão, Gérson, Rivellino e Jairzinho ao mesmo tempo e o tempo todo. Todos eram camisa 10 em seus clubes. 

 Notem no grupo dos "agaixados": Jair, Gérson, Tostão, Pelé e Rivellino!
Alguém teve que ter coragem e colocar os 5 na linha de ataque!
E trouxemos o TRI!

Nessa seleção cabem Neymar, Lucas, PH Ganso e mais dois.. preferencialmente mais dois geniais como esse trio! Pelo menos dessa vez o Mano não chamou o Ronaldinho Gaucho, e espero que não tente reinventar o Adriano! Não precisamos dessa exposição ao ridículo... 

 Só se for pra malabarismos antes dos jogos da seleção!
Entra ele e a MIlene Doningues fazendo embaixadinha, e depois,
deixam os moleques darem o SHOW DE BOLA no gramado!

temos nossos meninos!!!

Faz tempo que venho dizendo que Argentina é pouco se chamarem a molecada! Que venha quem for!!! A respeito do técnico, pode ser qualquer um, desde que não se meta! 

#Em2014PraCimaDelesBrasil!!!

Caio

quinta-feira, 24 de março de 2011

Mega Sena acumulada!


Alô nação tupiniquim!!! A mega sena acumulou mais uma vez... agora prometem um prêmio na casa dos 33 milhões de reais! UAU!!! Parem tudo o que estão fazendo, encham as lotéricas de gente, comprem vários bilhetes, esperem... esperem... esperem... até quando os brasileiros ficarão esperando a sorte lhes poupar de trabalhar? Vc já viu algum milionário na fila da mega sena acumulada? Vc já viu algum milionário movendo ação na justiça do trabalho? Vc já viu algum milionário reclamando da vida e dizendo não ter oportunidades? Não né? E sabe pq? Pq TRABALHAM! E muito! 

 Eis uma cena que jamais será vista!

Quem move a economia do mundo não perde horas todas as semanas em filas de lotéricas... os que movem a economia, acordam cedo todos os dias e saem pro TRABALHO! Criam empresas, geram empregos, pagam impostos... outros acordam cedo e saem para o TRABALHO! Mantém seus empregos com louvor, pois VIVEM as empresas que lhes dão sustento... e pagam impostos! Não ficam sentados 6 dias por semana esperando ganhar na mega sena no sétimo! Quem ganha com mega sena acumulada é o GOVERNO, que arrecada MUITO dinheiro com os jogos ditos "legais". Não fosse assim, liberaria o jogo no Brasil e deixaria outros ganharem dinheiro com a fé alheia. A chance de vc ganhar na mega sena é de 1 em 50 milhões... 

 
Sua chance de fechar um grande negócio nas próximas horas é bem maior, e só depende de vc e do provável cliente. Pense nisso e não desperdice tempo e dinheiro com bobagem. Ninguém realiza sonhos dessa forma, sem o suor do trabalho.

CAIO

Falta de Ídolo é dose pra Leão!

Sendo muito sincero: Adriano não teria ligar em nenhum dos meus times do coração (Avaí e Santos). Adriano é sinônimo de confusão. Ele é problemático, tem problemas sérios com álcool e envolvimento com bandido do tráfico carioca. 

 Que belíssimo exemplo de atleta! 
Levantamento de peso com AR-15

 Sabe o que é esse "CV"? Comando Vermelho! Bacana né?
Não se trata de preconceito racial ou social, mas sim de querer um atleta que dê exemplo às minhas filhas de como o esporte te faz um ser diferente. Chega de Maradonas, Adrianos, Brunos e Casagrandes como ídolos... queremos mais Zicos, Falcões... Às vezes chego a pensar que futebol não é mais um esporte, mas sim um teatro de pulgas. Trazer Adriano de volta pro Brasil é entregá-lo aos tubarões. Aqui ele se mata.
Caio
 

quarta-feira, 23 de março de 2011

O apagar da Ribalta de Liz Taylor


23 de março será lembrado para sempre como o dia em que uma das maiores estrelas da história do cinema nos deixou. Falo de Elizabeth Rosemond Taylor, musa de gerações e uma das mais polêmicas figuras de Hollywood, por seu talento, por sua beleza e por seus 8 casamentos. 

Liz Taylor, como era chamada carinhosamente por seus fãs, era na verdade inglesa, de Londres, mas consagrou-se no cinema americano já quando criança e recém chegada à terra dos pais, americanos. Protagonista de um dos mais belos filmes de todos os tempos - Assim Caminha a Humanidade - ao lado de seu grande amigo Rock Hudson e do tb inesquecível James Dean,



Liz é considerada uma das mais lindas mulheres de todos os tempos, beleza marcada principalmente por seus olhos de cor violeta, que contrastavam com sua pele clara e seus cabelos negros. 




Como atriz, foi premiada com o Oscar por duas vezes pelos filmes "Quem tem medo de Virginia Woolf" - 1967 e "Disque Butterfield 8" - 1961. Atriz premiadíssima, ganharia ainda prêmios importantes como vários "Globo de Ouro". Com seu grande amor, o ator Richard Burton, viveu momentos de glória e decadência devido ao uso abusivo do álcool. Ao lado dele, protagonizou um de seus mais importantes e marcantes papéis em "Cleópatra". Para muitos, como eu, quando falam o nome da mais famosa Rainha do Egito, é a imagem de Liz que vem a mente.
 

  
Vitma de uma cardiopatia crônica, Liz era cadeirante a pelo menos 5 anos, e hj, após crise de insuficiência cardíaca, os céus se abrem para mais uma estrela que, ao contrário das cadentes, sobe para a eternidade.

Filmes dela que recomendo com ou sem pipoca:

- Quem tem medo de Virginia Woolf
- Um lugar ao sol
- Cleópatra
- Gata em teto de zinco quente
- Assim caminha a humanidade
- Jogo de Paixões

Bom divertimento!
Caio Salvino