sexta-feira, 24 de junho de 2011

Pílula do esquecimento

Anunciaram que cientistas desenvolveram princípio ativo que "dissolve" as más lembranças... com isso dizem que não teremos mais que conviver com as más recordações e os traumas de nosso passado. Em um primeiro momento até parece interessante... imagine você sem aquelas mágoas que são como fantasmas em sua vida. Imagine-se tomando um comprimido de noite antes de dormir e acordar sem lembrar da briga com a vizinha, no trânsito, no escritório, na faculdade... sem lembrar dos porquês te levaram ao analista... sem lembrar de nada que te traga qualquer sentimento que não seja "bom" ao seu dia. Parece ou não parece bom? Mas é péssimo! 
Afinal, de que somos formados? Não somos nós frutos de nossa existência? E não é nossa existência nada a não ser a soma de nossas experiências? E é óbvio que nossas experiências não foram 100% positivas. Tivemos nossas decepções, nossas frustrações, nossas tristezas, nossas perdas. E todas elas foram importantes para que nos transformássemos em quem somos afinal.
Olho para trás e vejo tantos fatos ruins porém importantes para mim... os nãos que recebi, os relacionamentos que não deram certo, as notas ruins nas provas, o fracasso no primeiro vestibular, os amores não retribuidos... e quem sou eu sem isso tudo? Quem sou eu sem minha história??? 
Quero, pois, distância de tudo aquilo que me afasta de mim mesmo, de minha própria essência! Quero distância dessa fajutice chamada felicidade plena... somos capazes de ser plenamente felizes quando aprendemos a conviver conosco mesmos! Socorro!!! Quero uma pílula anti-pílulas!!!!!!!!!!!!!!!

CAIO

quarta-feira, 22 de junho de 2011

AIDS: OMS cria guia de prevenção para gays

Essa é a notícia que não gostaríamos de estar publicando, mas a OMS acaba de divulgar os números da AIDS e o resultado é um retrocesso! Ao contrário dos anos anteriores, quando o grupo dos homossexuais masculinos era exemplo com queda de 5,2% ao ano entre 1996 e 2000 em novos casos de AIDS, esse ano ocorre uma lamentável mudança: Um aumento de 3,3% entre 2001 e 2005, conforme demonstraram os estudos publicados no periódico "Annals of Epidemiology" em 2009. Essa realidade ocorre também na América Latina, onde estima-se que mais da metade dos novos casos da doença sejam originados em relações desprotegidas entre homens.
Um outro grupo a ser observado de perto é o de maiores de 65 anos que também aparece em curva crescente.
Os motivos apontados seriam a banalização da proteção devido à terapia antiretroviral e os medicamentos contra disfunção erétil.
O que é fato é que o mundo ainda não respeita esse vírus, mesmo com o passar de todos esse anos! 
Acorda, humanidade!!! AIDS AINDA MATA!

Caio


21 de Junho de 1948: Inicia a era do vinil!

No início da indústria fonográfica, os discos eram fabricados de um material chamado "goma-laca", um material de aspectro vítreo e extremamente frágil e contendo apenas uma faixa de cada lado. Nesta faixa podiam gravar uma música apenas ou mais de uma sem pausa definida por espaço mudo (intervalo). Eram os discos que tocavam em 78 RPM, os tempos românticos do rádio e das big bands do jazz dos anos 30 e 40, a chamada "era da victrola".
Mas, nesta data (21/6) e mais precisamente no ano de 1948, a gravadora Columbia Records anuncia a chegada do disco de Vinil! E esse anúncio não poderia ter sido em melhor local senão o badaladíssimo Waldorf-Astoria em New York City. O vinil proporcionava então, discos mais leves e resistentes que a goma-laca e se tornaria a midia final na linhagem musical analógica até ser substituido pelo CD no final da década de 80. Alguns audiófilos, incluindo esse que vos escreve, afirmam que a reprodutibilidade e fidelidade sonora dos discos de vinil são muito maiores e mais leais que as mídias eletrônicas e digitais. Porém, com o desenvolvimento da tecnologia, a indústria audiófila percebeu que se mantivesse o padrão de compressão sonora dos CDs típicos, perderia mercado e teria que retornar com o vinil. Com isso, o desenvolvimento de novos equipamentos de reprodução digital tendem à perfeição. Marcas de hj como Denon, Marantz, Cambridge, Nagra, DCS Paganini, DCS Puccini e outras, são tão importantes ao mercado como era nos anos 50 a Victor Victrola. Para tocar os famosos bolachões de vinil nos anos 70, seu auge, a indústria fonográfica lançava as pick-ups. As mais famosas eram as Technics, Pioneer, Torens e Garrard e no Brasil as Gradiente e Polyvox. Hj em dia, existem algumas marcas chamadas high-end com toca-discos que chegam a valores acima de U$ 10.000,00.
Se vc ainda possui seu velho pick-up e seus inesquecíveis vinis, os retire do armário, faça uma boa limpeza, troque agulha, cápsula (se necessário) e faça uma boa audição em homenagem ao Dia do Vinil!

Abração

CAIO

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Lamborghini estraçalhador de Ferraris?

Cena de um final de tarde de 6ª feira em uma autoestrada européia qualquer... trafega na pista da esquerda (LIVRE) a 250 km/h uma novíssima Ferrari GTO V12 com seus absurdos 670cv. 

 Ferrari GTO V12 e seus estúpidos 670cv

Eis que de repente, um sinal de luz piscando... uma flecha bufando no cangote da "rossa"... pede passagem... o motorista da Ferra acelera... 270, 290, 300... estabiliza a velocidade e a estranha luz continua piscando... o motorista traz a Ferrari pra pista do meio... e a seta alaranjada a ultrapassa a uma velocidade próxima a 350 km/h!!! Indignação do ferrarista fanático... alegria do dono do foguete... uma Lamborghini Aventador! Isso não é ficção! Pode estar acontecendo nesse exato momento em algum local do velho continente.

A flecha alaranjada!

Você consegue imaginar um carro de rua equipado com motor V12 de 700cv e que alcança os 100 km/h em 2,9 segundos? Não? Então precisa conhecer a Lamborghini Aventador. A tradição do batismo com nome de touros foi mantida assim como o lançamento do carro na cor laranja!
Além de lindo, é um verdadeiro canhão... um caça... um bólido que rasga as estradas e as retas a 350 km/h!

 
Se havia qualquer preocupação no ar em relação ao que a "Lambo" iria criar em substituição ao consagrado Murciélago, essa foi por água abaixo! O Aventador vem com força total e fama de ser um estraçalhador de Ferraris! Será mesmo?

Caio

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Stan Laurel, o Magro de "O Gordo e o Magro"


No dia 16 de Junho de 1890 em Santa Mônica, na Califórnia (EUA), nascia aquele que seria um dos mitos do cinema e da comédia mundial: Arthur Stanley Jefferson, ou simplesmente Stan Laurel. Stan, que era filho de um empresário do ramo artístico, logo entrou para o mundo do teatro, mas não sem antes estudar, e muito. Foi aluno exemplar nas famosas escolas dramáticas americanas King James Gramar School, a Bishop Auckland of The King's School e por um curto período na Rutherglen Academy. Até então atuava em diversos gêneros teatrais como drama, comédia e tragédia. Navegou por diversos grupos de teatro, até conseguir um espaço em um grupo muito forte na época, em 1910, chamado Karno's Troupe, de propriedade de Fred Karno. Esse grupo era onde trabalhava Charlie Chaplin. No cinema seu primeiro papel foi "Nutsy in May" (1917), já de contrato assinado com a grande Universal Pictures, e já casado com sua grande companheira, Mae Dahlberg. 



Porém, algo aconteceria nesse período. Atuaria em um filme chamado "Lucky Dog", e no mesmo filme como colega, estava Oliver Hardy. 

Não seria ali que tudo começaria, e sim em 1926 quando Laurel foi trabalhar com Hal Roach no filme "Sleeping Wives" ao lado de Hardy pela primeira vez de orma pensada. Foi um dos diretores da empresa que, ao observar picos de audiência quando a dupla estava no ar, começou a colocá-los cada vez mais juntos e assim se formou a dupla mais espetacular de humoristas de cinema em todos os tempos. Estreiaram de forma oficial em 1927 com o filme "Putting Pants on Phillip". Foi uma linda carreira juntos com 106 filmes, sendo 32 curtas em cinema-mudo, 40 curtas em cinema falado, 23 longa-metragens e 11 filmes como convidados.



Laurel faleceu em sua casa na Califórnia aos 73 anos, porém não trabalhava há 8 anos, desde que seu grande amigo e companheiro Hardy havia o deixado, vitma de um derrame que o deixara muito doente em 1955. 
Laurel e Hardy alegraram os corações de todas as pessoas nesse planeta. O Gordo e o Magro fizeram parte de nossa infância, da dos nossos pais e levavam nossos avós aos matinês para umas boas risadas.
O mundo ficou órfão dessa dupla, mas sua obra ficou para sempre, para a eternidade! Artistas assim não morrem nunca... eles apenas dão um tempo!
Só posso agradecer, pelas manhãs da infância em que dividiam as atenções com os 3 Patetas e o Vila Sésamo.
Obrigado, figuraços!!!!!!!! Demais!!!
  
 "Hollywood Party" (1934) 
BRAVOOOOOOOO!!!

Caio Salvino

Fontes: 
McCabe, John.. The Comedy World of Stan Laurel. Beverly Hills, Calif.: Moonstone Press, 1990.
MATTOS, A. C. Gomes de (1985), O Gordo e o Magro: A Maior Dupla Cômica do Cinema, Rio de Janeiro: EBAL. ISBN Cinemin n. 17, pp. 21 – 32
LEPIANE, João (1990), Os 100 anos de Stan Laurel, Rio de Janeiro: EBAL. ISBN Cinemin n. 63, pp. 9 – 10
Wikipedia, Stan Laurel

quarta-feira, 15 de junho de 2011


Embalado pelos globais, irei me propor um desafio tb, pois estamos no meio do ano e as promessas de iniciar dieta foram todas pro água abaixo. Portanto, nada como um desafio colocado a público para que seja levado a sério, caso contrário se transforma em MICO GERAL!

Já reiniciei meus treinos com o meu personal trainer, prof. Marcelo Monteiro, que me prepara para enfrentar uma corrida no final do ano, que poderá ser de 5 ou 10 quilômetros, depende de como estarei até lá. Teremos 6 meses para sair da inércia e chegar. Meu objetivo é apenas de concluir a prova, sem necessidade de disputá-la. Minha disputa é contra mim mesmo, e essa eterna balança! Serão 4 dias por semana de atividade física! Nada mal para um quarentão!

Além disso, estarei sendo acompanhado e orientado por uma nutricionista para não cometer erros nesse campo, pois comer pouco não necessariamente significa comer corretamente.

Farei desse blog uma espécie de "querido diário"... hehehehe... onde estarei postando semanalmente os resultados da combinação "exercício + dieta", orientados conforme disse acima, por profissionais especialistas.

O que busco com isso? Bem estar, saúde e auto-estima.
O resto, tenho de sobra!!!! Obrigado DEUS!

É isso... torçam por mim!!!

Abração
CAIO

Santos minha paixão!

Era a São Paulo dos anos 70, mais precisamente 1973, e caía a tarde de um domingo qualquer do inverno úmido típico da capital paulista. Havia uma agitação diferente no rosto e no jeito daquele então garoto de 30 anos que vestia a camisa listrada em preto e branco de seu time do coração. Ao seu lado um menino caminhava pelas ruas da paulicéia em busca de um táxi para irem ao estádio... iriam ver seu time jogar, e o menino iria ver Pelé! Um molequinho de 5 anos, com uniforme completo do Peixe e ao lado do pai indo para a final de campeonato paulista mais conturbada de todos os tempos! Mal sabiam eles que seria a despedida do Rei Pelé em campeonatos regionais. Era Santos x Portuguesa no Estádio do Morumbi, o árbitro era Armando Marques, uma lenda! O estádio lotado com mais de 100.000 pessoas que esperavam mais um show do rei. O jogo foi nervoso... Santos atacando o tempo todo... mas o gol não saiu! Zero a zero! Decisão por pênaltis! Após o erro do árbitro que contou como vencido pelo Santos, encerra a partida! Santos campeão paulista de 1973! Saía do estádio o garoto de 30 anos com o filho no colo... o garoto gritava!!! Santooooos!! Campeãoooooo!!! O filho meio desiludido pq não viu gol do ídolo! Coisas do futebol!
Essa paixão pelo alvinegro da baixada só aumentava... muitas alegrias, muitas tristezas... mas sempre SANTOS!
É como diz no hino do clube: Nascer, viver e no Santos morrer é um destino quem nem todos podem ter. Eu tenho... o amor pelo Santos supera a distância e meu coração destila o orgulho de torcer pelo maior time das américas do século XX. 
De Pelé a Neymar, 4 décadas... e aqui estou eu hj.
Aquele garoto de 30 anos era um tal Paulo, meu pai... o menino era eu... Meu pai, que viu Santos ser bi-campeão mundial, talvez veja o tri!   

Hj, assistirei ao jogo ao lado da minha filha, 3ª geração de Santistas da família! Ela, mais do que ninguém, viu um Santos vencedor desde que nasceu... e espero que ainda o veja assim por muitos anos!

Uma pena meu pai não poder estar aqui conosco hj... mas quem sabe semana que vem estejamos juntos, como naquele domingo frio de 1973... SANTOSSSSSSSS CAMPEÃOOOOOOOOOO!!!!

Canal 100: Santos Campeão Paulista de 1973 - Eu estava lá com meu pai


Obrigado, pai!

Beijo carinhoso do seu filho CAIO

domingo, 12 de junho de 2011

Cinema ainda emociona!

Humphrey Bogart e Ingrid Bergman em "Casablanca"

Uma noite fria de sexta-feira. Fila formada diante do cinema em noite de estréia!
Homens, mulheres, casais com ou sem filhos, grupos de crianças, adolescentes, idosos... trajando suas melhores roupas, todos estavam lá e queriam fazer parte daquela noite especial. A sala de espera com ar vintage nos leva aos anos 60, quando de sua inauguração, a maior sala de cinema do sul do Brasil, contavam alguns! Glamourosa, imponente, impecavelmente decorada e com equipamentos alemães de primeira linha. 
Após o apogeu, a queda primeiramente causada pelo impacto do videocassete, e mais tarde pelos DVDs e equipamentos de Home Theatre que trouxeram a alta definição de audio e video para dentro de nossos lares, nos afastando da má qualidade em que se encontravam nossos cinemas, sucateados e sem o glamour de outrora.
Mas, nesta noite descrita, as mais de mil pessoas que preenchiam cada centímetro do cinema, queria comemorar algo a mais. Além do glamour, da beleza, da imponência, dos equipamentos de última geração em 3D, queriam comemorar um renacimento, uma nova era. 
Talvez nem os donos do Cine Marrocos tenham noção, mas ao final do filme - nem tão sensacional assim como nos tempos de ouro de Casablanca, provavelmente o filme que inspirou o nome da casa - os aplausos emocionados da platéia indicavam muitas coisas. Indicavam que o herói havia vencido, que ver filme em 3D é espetacular principalmente pela primeira vez, que Lages tem o maior cinema em 3D do país, mas principalmente demonstraram que cinema de qualidade faz falta e ainda emociona. 

CAIO

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Seleção brasileira e o torcedor delirante


É fato que não sou um torcedor daqueles comuns... sou do tipo "delirante", daqueles que é capaz de dizer que está torcendo pro outro time só para estar livre de si mesmo em caso de derrota. Sou daqueles que, em dia de jogos, veste a camisa, o boné, a jaqueta do time... que cata a bandeira guardada no armário e a deixa preparada, pois em caso de vitória, obviamente sairá na carreata. 

 
Agora tentem imaginar esse torcedor em dia de jogos oficiais da Seleção Brasileira! Aí é que o coração, patriota como poucos, se deixa falar, bater mais forte, no limite sutil entre a sanidade e a loucura! 
Amo meu país, amo futebol e logo, amo a seleção. Quero ver a seleção ganhar!!! Sempre!! E mais... a quero dando show!!! E faz tempo que não a vejo ganhar, e mais tempo ainda que não vejo show.
Infelizmente, a última vez em que show foi dado, a vitória não veio. Na sequencia, as vitórias vieram sem show algum.
Em 1982, uma seleção brasileira encantava até aos mais desatentos dos torcedores pelo planeta. O time comandado pelo saudoso Telê Santana trazia um novo estilo de jogo que surpreendeu o mundo da bola: o esquema "sem ponteiros" e com laterais ofensivos que iam e vinham alternadamente, um meio campo genial e um ataque fazedor de gols. Era assim a escalação do time titular: Valdir Perez; Leandro, Oscar, Luizinho e Júnior; Falcão, Sócrates, Dirceu e Zico; Serginho e Éder. Alguns dizem que se Leão, que era indiscutivelente o melhor goleiro naquele momento, estivesse jogando no time titular ou se Carlos não estivesse contundido, Valdir Peres nem teria ido. Era fraco mesmo e destoava do grupo. Serginho Chulapa seria reserva caso Careca não estivesse machucado. Pouco importa isso hj. O futebol arte que passou por cima da Argentina de Maradonna como se fosse um jogo treino, seria mais tarde derrubado pela Itália do mafioso da loteria Paolo Rossi, mais precisamente no dia 5 de Julho de 1982 no Estádio Sarriá. Uma derrota que, ao que me parece, matou o que de mais belo havia no futebol canarinho: a genialidade e a graça.

 
Após isso, times burocráticos foram sendo montados até que ganhamos o tetra e depois o penta. Mas onde ficou a arte? A genialidade? A graça?
Havia um tanto disso nos pés de Bebeto, Mazinho, Romário, Rivaldo, Djalminha, Ronaldo... talvez em mais um ou outro que não me recordo agora... mas uma seleção genial? Não vi mais... regredimos! Desaprendemos nosso próprio diferencial ao exportarmos nossos talentos à europa, que em troca os ensina a não jogar... os ensina a praticamente entrar em campo de terno e gravata, como se fossem executivos de multinacionais. Duros, sem ginga e principalmente sem sorriso no rosto... bolsos fartos, é verdade... mas onde ficou o sorriso? Ficou no passado dos campos de pelada com os amigos, no pagode da concentração, na necessidade de sonhar para poder realizar. E nossa seleção vai sendo formada por muitos executivos de terno e gravata, que querem ensinar bons modos aos nossos meninos que "insistem" em driblar, brincar, fazer golaços, e notoriamente, sorrir. 
Para esse torcedor delirante, falta isso... é por essas e outras que ainda creio na seleção de Neymar, Lucas, Robinho, Ganso, Pato... Julio Cesar é um paredão e nossa defesa me parece sólida... então, Mano, deixa a molecada bater pelada, driblar, brincar, fazer golaços e sorrir... e dessa forma, quem sabe em 2014 em gramados tupiniquins, nossa arte venha ajudar a reunir novamente show com vitória?
Só Deus sabe... mas como Deus é brasileiro (dizem), tô indo ali preparar a camisa, o boné e a bandeira! Pra cima deles, Neymar!!!!!


Abçs

CAIO

terça-feira, 7 de junho de 2011

Eleanor McEvoy: voz demais!

Manter um blog e escrever pra outro é tarefa coplicada, mas dá prazer... ainda mais quando se escreve sobre esporte e música... aí então é prazer dobrado.

Hj apresentarei a muitos de vcs uma cantora irlanedesa excepcional, de voz aveludada e profunda, com timbres alucinantes.

Multi instrumentista, Eleanor toca com excelência piano, violino e cordas vocais... sim, ela não canta... ela TOCA CORDAS VOCAIS!

Começou na música aos 4 anos com aulas de piano e aos 8 de violino. Após terminar a escola foi para a Trinity College, onde estudou música durante o dia e trabalhou tocando em orquestras e nightclubs. Graduou-se e ganhou um prêmio para estudar por 4 meses em Nova Iorque, e depois foi para a RTÉ National Symphony Orchestra, ficando por 4 anos até iniciar carreira solo e composição.

Já gravou 10 álbuns, e o meu preferido é o "Yola" e a canção "When the rain falls" que deixo abaixo para sua audição!
Espero que gostem!



Abração.

CAIO

sábado, 4 de junho de 2011

Em que diferem Belo e Geremias?

O Brasil é um país que beira o ridículo em muitos momentos, mas quando o assunto é pesos e medidas, a terra tupiniquim dá de dez!
Hj está na página principal do site da Folha de São Paulo uma foto do pseudo cantor e pagodeiro Belo dizendo que está ficando careca.
Belo é aquele mesmo, que foi preso após ter sido flagrado em escuta telefônica negociando cocaína e fuzis AR-15, claro e sério envolvimento com o tráfico.
Mas quem é o Geremias? Geremias é o nome qualquer que escolhi para representar o brasileiro sem chance alguma que se torna ladrão de fundo de quintal, e que após ser preso, apanhar e ser humilhado, nunca mais consegue emprego por causa de sua ficha policial "manchada". Geremias é aquele que é preso furtando comida de uma mercearia de bairro em uma cidade qualquer do país.
Quem é mais nocivo à sociedade afinal?
O cantor, pagodeiro e traficane Belo, que negociava fuzis e drogas e matava gente indiretamente de duas formas distintas, foi preso, saiu e foi imediatamente perdoado por um público misericordioso que continua indo aos seus shows e comprando seus CDs, ou Geremias, o servente de pedreiro que furtara comida, foi preso e nunca mais perdoado?
Afinal, Brasil, por que só com Geremias?

CAIO

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A nova "bactéria assassina"



Não há como não ser surpreendido quando uma espécie de bactéria tão rara causa um estrago tão grande como a Escherichia coli O104:H4, um microorganismo capaz de produzir uma toxina poderosa e levar um ser humano à morte rapidamente. 
Nós convivemos com bactérias Escherichia coli no nosso dia a dia, pois elas habitam nossos intestinos sem nos causar problemas naquele local. São importantes causadoras de infecções de trato urinário, porém de fácil tratamento e cura.
Essas bactérias adquirem facilmente genes que podem caracterizar mudanças importantes em relação à sua patogenicidade, ou seja, à sua capacidade de causar infecções. Essas modificações podem se manifestar como resistência a alguns antibióticos, como as recentes KPC e, além de outras modificações importantes, podem passar a produzir toxinas.
Mas por que as bactérias produzem toxinas? Para matar o homem? São elas assassinas?
Não... não são assassinas... não tem a menor intenção em destruir seu hospedeiro, mas sim destruir outras bactérias que disputam alimento com elas em seu micromundo. Ocorre que os alimentos ficam contaminados com as toxinas, e quando nos alimentamos deles, as ingerimos junto. Neste caso especificamente, essa raríssima variedade de E. coli produz toxinas de dois tipos: Shiga 1 e Shiga 2, que são codificadas pelos genes Stx1 e Stx2. Estas toxinas agem de forma a destruir células intestinais causando uma diarréia severa com ou sem perda de sangue - casos mais graves.
A infecção pode evoluir em severidade para quadros de Síndrome Hemolítico Urêmica, insuficiência renal e óbito.
Hábitos básicos de higiene como LAVAR AS MÃOS antes de comer, evitar alimentos crus, não usar adubo de origem humana dentre outros, são fundamentais na proteção contar esta e outras infecções de origem alimentar.

Sobre a epidemia na Europa, com 18 mortes e mais de 500 casos até o momento, o que posso dizer é que é uma bacéria transmissível e que todo cuidado é pouco a quem pretende ou precisa ir para as regiões afetadas. E cuidado com o pepino! Rssss. Abração a todos!

Caio Salvino